Carcaça do motor e alojamentos

O eventual desgaste do alojamento dos tuchos na carcaça, faz com que não trabalhem com um movimento circular correto, ou inclusive parem de girar, super-aquecendo os pontos de atrito, desgastando as peças. Neste caso,recomenda-se a utilização de tuchos sob-medida, reduzindo a folga.

Nas Carcaças retificadas, que apresentam falta de concentricidade dos mancais, o eixo de comando trabalha desalinhado. A retíficados mancais da carcaça ou o desgaste das respectivas bronzinas, fazem com que o eixo trabalhe com folga excessiva.

Invertendo-se pode também ocorrer montagens com interferência. Nestes casos, recomenda-se a utilização de novas bronzinas com espessura adequada.

Montagem incorreta

Sempre deverão ser seguidas as recomendações de montagem do fabricante, no que diz respeito a limpeza, lubrificação e regulagem.

Quando um motor inicia o seu ciclo de movimentação, o óleo necessário para lubrificar os pontos de atrito leva alguns segundos para atingi-Io, tornando-se necessária a lubrificação dos tuchos e dos cames durante a montagem.

A regulagem correta da folga das válvulas, permite a formação de uma película protetora de óleo nos locais de atrito.


Por Administrador - escrito em 14/1/2013 0:00:00
Categoria: Palestras